Destaques

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Rotina nas Férias


Sophia entrou na escola esse ano. E queira ou não, ter uma rotina de acordar cedo, ir á escola, voltar e continuar a rotina em casa, cansa um pouco os pequenos. Neste período de férias, as crianças aproveitam o tempo sem aula para relaxar, se divertir e descansar, o que acaba mudando – e muito – suas rotinas. Ir dormir muito tarde e acordar mais tarde ainda, além de comer em horários diferentes ou até mesmo pular refeições são algumas das situações que caracterizam bem o período de férias.

De acordo com especialistas, mudar radicalmente a rotina, é o suficiente para que o organismo sofra consequências mais tarde, já que o corpo estava acostumado com uma outra rotina. “A alteração repentina da hora do sono ocasiona mudanças hormonais no corpo das crianças e adolescentes. A produção de cortisol, o hormônio do crescimento (GH), fica desregulada, gerando um sono de má qualidade e, consequentemente, o cansaço diurno”.

Além disso, segundo um estudo feito com 11 mil crianças na Inglaterra e publicado na revista Epidemiology e Community Health, a falta de rotina na hora do sono pode prejudicar a capacidade de aprendizado das crianças. Por isso, é importante manter os ponteiros do relógio biológico, principalmente na hora de dormir, mesmo durante as férias. Assim, problemas futuros no retorno às aulas podem ser evitados.
O ideal é que as crianças em idade pré-escolar (de 3 a 5 anos) durmam entre 10 a 13 horas por noite. E crianças em idade escolar (de 6 a 13 anos) durmam entre 10 a 11 horas, ambas sem a interrupção do sono.

Por aqui estou tentando manter a rotina de sono e alimentação. Na verdade, pra mim não está sendo tão diferente, porque esse foi o primeiro semestre dela na escola, então a rotina está como antes dela estudar.. talvez por isso não vejo as férias como algo tão diferente do que vivemos, sabe. Apenas procuro deixa-la a vontade.. como ela estudava pela manhã, agora nas férias ela acorda no horário dela, descemos pra ela brincar, ficamos mais tempo juntinhas.. apenas aproveito nosso momento, e o resto que espere, rsrs.

Como está sendo com vocês?


Fonte: CPB Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss