Destaques

terça-feira, 13 de junho de 2017

Soneca da Tarde das crianças

Até quantos anos a criança precisa dormir a tarde?


A Sophia tem 3 anos e 5 meses, e ainda faz a sonequinha da tarde. Foi esse um dos motivos pra eu coloca-la na escolinha na parte da manhã. Ela gosta de acordar cedo e ainda dorme de tarde. 
Se ela não dormir, ela fica muito cansada e não dorme bem á noite! Por incrível que pareça, ficar cansadinha não ajuda a dormir melhor a noite.. pelo contrário, dá o efeito rebote!


Mas até quando a criança tem necessidade de dormir a tarde?

A maior parte das crianças deixam de dormir a tarde por volta dos 3-4 anos, muitas vezes devido à dinâmica da escolinha, que assim o exige.
No entanto, há algumas considerações são importantes:

A maior parte das crianças com 3 anos ainda precisam dormir de tarde (há estudos que referem que só uma em cada três crianças com 3 anos não tem essa necessidade).
A retirada da soneca da tarde, não deveria ser imposta, ou seja, deveria acontecer naturalmente quando a criança começasse a mostrar que já não precisa dela.

Dormir de tarde geralmente melhora o sono da noite, pois o cansaço interfere com a organização do sono, particularmente com o sono profundo.
As escolinhas deveriam contemplar a hipótese da soneca depois do almoço, no mínimo, até aos 4 anos ( Escolas com período integral ainda incluem a sonequinha na rotina), mas a partir dos 3 anos ser mais opcional do que obrigatória.
Posto isto, acho que a sonequinha da tarde deve fazer parte da rotina das crianças enquanto elas mostrarem essa necessidade, pois o sono é fundamental para um bom crescimento e desenvolvimento. Pois volto a dizer que a maior parte das crianças com 3 anos ainda precisam de dormir a tarde.

Texto do Especialista: Pediatra Dr. Hugo Rodrigues

Aqui dormir a tarde faz parte da rotina, e ela ainda demonstra essa necessidade, e acredito que de uma forma natural e no tempo dela, ela mostrará desinteresse também.
E com vocês, como tem sido?

Beijos, Natália


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss