Destaques

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Como estimular a criatividade das crianças?


Eu sempre fui uma criança criativa, e me considero muito criativa hoje também. Acho importante estimularmos isso nas crianças, porque é importante pra vida!
Criança é curiosa, e tem "sede" de aprender, gostam de usar a imaginação, de brincar com o "faz de conta".. e nós como pais, precisamos incentivar sempre!

Aqui em casa, eu deixei um cantinho de atividade pra Sophia, e fica a disposição dela, lápis, gis de cera, tesoura, cola em bastão, furador de papel, folha de papel em branco, e livrinhos para pintura.. Porque assim ela pode colocar os sentimentos, as idéias e toda sua criatividade no papel, e sempre que sentir vontade.

Separei também várias atividades legais para fazermos nas férias, porque eu sei que ela gosta de pintar com guache, de brincar de massinha, de colar e recortar.. e quero que ela use toda sua criatividade e imaginação de uma forma divertida.
Alguns momentos eu deixo ela brincar sozinha, gosto de observar ela brincando, porque muitas vezes eles colocam pra fora o que estão sentindo nas brincadeiras.. acho importante pararmos para observar isso.
E também brinco com ela de boneca, cabaninha... de fazer comidinha, compras.. ela Ama brincar assim, hehe.
No quarto dela, tem uma prateleira de livros, e desde menorzinha eu criei esse hábito de ler pra ela, e as vezes ela termina a história, ou inventa algo novo.. a leitura dá asas á imaginação.

Outra coisa que considero super importante, é sair um pouco de casa.. precisamos sair da rotina e fazer algo diferente com eles.
Sophia ama parques, Zoológico.. ela gosta de se sentir livre, de brincar em lugar aberto.. de ver os bichinhos.. quando vamos ao Zoo, ela fica encantada e fica cheia de perguntas, hehe.


O que não devemos fazer, pois acaba atrapalhando?
  • Ficar reclamando o tempo todo da bagunça ou da sujeira. O desejo das crianças de explorar e criar é natural. Ela pode ficar com medo de brincar e decepcionar os pais.
  • Não permitir que a televisão ou celular/tablet sejam as únicas fontes de diversão dos pequenos.
  • Não exija que o seu pequeno fique quieto por muito tempo. Ele pode se acostumar com o tédio.
  • Deixe que ele brinque do jeito dele, mesmo que saia do “padrão”.
Beijos,
Natália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss