Destaques

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Seu filho se desequilibra ao fazer alguma atividade de movimento? Será que é normal?


Na primeira reunião de pais da escola da Sophia, a professora comentou que a Sophia não tinha muito equilíbrio nas atividades de movimento.
Fiquei pensativa e preocupada em saber se isso era normal para a idade dela.. e fui buscar ajuda com um especialista.
Marquei consulta com um ortopedista especialista em crianças, e fomos tirar essa dúvida.
Ele pediu um Raio X para ter mais claro e certeza e me tranquilizou, explicando tudo.

Ele explicou que, quando a criança está aprendendo a andar, em geral entre 11 meses e 1 ano e 2 meses, sua coordenação motora é precária. "Ela ainda está imatura do ponto de vista neurológico".
Depois que ela começa a andar com firmeza e até os 3 e 5 anos, as pernas começam a se projetar para a posição normal, pois até então eles tendem a ter os pés levemente para dentro.. mas nada que atrapalhe a criança de andar. Se for algo muito significativo e der alguma alteração do exame, precisa de acompanhamento. O que não era o caso da Sophia.
Ele examinou ela e disse que não tem nada do que se preocupar, pois ela estava perfeita.

Sabe o que mais ele me falou? Que os pais costumam comprar sapatos até 2 números maiores para não perderem rápido.. e esse é um dos motivos da criança se desequilibrar.. visto que ela precisa de um esforço maior para fazer suas atividades e não cair, ou o sapato não sair.. 

Pensei que poderia ser isso, pois eu comprei um tênis pra ela, e o modelo é muito grande e acho que estava atrapalhando ela.. guardei para ela usar mais pra frente..
Mas eu sou uma pessoa preocupada com tudo, e ter levado minha filha para avaliar isso, me deixou mais em paz e tranquila. 

Espero que minha experiencia ajude de alguma forma, e nunca deixem de consultar um especialista, pois somente ele poderá dar o melhor diagnóstico pra você.

Com carinho, Natália


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss