Destaques

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Doenças de Inverno


GRIPE
A gripe é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus Influenza e transmitida através de secreções da pessoa contaminada como tosse, espirros e saliva. Os sintomas incluem febre alta, tosse e muita dor pelo corpo deixando a pessoa acamada muitas vezes. Dura em média 7 dias e pode evoluir para pneumonia e até óbito nas pessoas mais susceptíveis como crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

RESFRIADO
É importante diferenciar a gripe do resfriado que é causado por outros tipos de vírus e cursa com sintomas parecidos, porém muito mais leves e de duração mais breve.

RINITE
É muito comum os pais relatarem no consultório que seus filhos sempre estão gripados, mas o que ocorre é que, após uma avaliação, diagnosticamos com muita frequência a rinite alérgica.

O nariz é o primeiro lugar por onde o ar passa antes de alcançar os pulmões e é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado. Para que o nariz exerça suas funções corretamente, ele possui um eficaz mecanismo de defesa. Por exemplo, ao entrar em contato com um vírus, desencadeia a obstrução nasal para impedir a passagem do agente agressor, além de espirros e coriza para sua remoção.

A rinite significa uma defesa exagerada do organismo até contra os agentes que não são potencialmente graves ao organismo, ou seja, a pessoa alérgica é hiper reativa a determinadas substâncias que, numa pessoa normal, não desencadearia nenhuma reação. Essa característica é herdada dos pais e acomete em média 25% das pessoas.
Os sintomas mais comuns são espirros repetidos ( muitos chegam a espirrar mais de 10 vezes seguidas ), coriza, coceira e obstrução nasal. Podem estar associados coceira na garganta e a conjuntivite alérgica com muita coceira nos olhos. Tais sintomas costumam ocorrer poucos minutos após o contato com o alérgeno. Poeira, pólen, ácaro, fungos e pele descamada dos humanos e animais são os mais comuns. Por isso colchões, travesseiros e sofás são os locais que mais acumulam esses alérgenos.
               
                 A sinusite, otite e pneumonia geralmente são complicações de uma gripe ou de um quadro alérgico exacerbado. Iniciam-se com os mesmos sintomas descritos acima, porém persistem por tempo mais prolongado e a criança deve ser avaliada por um médico.

COMO PREVENIR ESTAS DOENÇAS?
                A gripe e o resfriado e suas complicações, como são doenças infecto contagiosas, podem ser prevenidos evitando-se o contato com pessoas doentes, principalmente em locais fechados. É importante higienizar as narinas com soro fisiológico para ajudar a eliminar qualquer vírus que a criança possa ter inalado.
A higienização do ambiente é a melhor forma de prevenir a rinite alérgica. A casa e principalmente o quarto aonde o alérgico dorme devem ser limpos com frequência. Porém existem algumas recomendações para que o momento da higienização não piore a disseminação dos alérgenos.
  • Evite o uso de vassoura e espanador de pó, pois levantam a poeira
  • Evite o uso de produtos de limpeza com cheiro muito forte, dê preferência ao pano úmido apenas
  • Procure usar capas anti-alérgicas nos colchões e travesseiros e trocar com frequência as roupas de cama
  • Evite carpete, tapete, cortina, travesseiro de penas e bichos de pelúcia, pois acumulam os alérgenos com mais facilidade
  • Procure deixar a casa bem ventilada e ensolarada pelo menos em algum momento do dia para dificultar o desenvolvimento de bolor ( fungo )
  • Para finalizar, não posso deixar de comentar sobre a importância de se evitar o contato com cigarro, perfumes, tintas e inseticidas

Fiquem atentos aos sinais e sintomas. Hoje em dia existem ótimos tratamentos para a rinite alérgica!

Um abraço!

Dra Julie Anne Colnago 
CRM-SP 120.429 
Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria 
Especialista em Hematologia Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo 
Autora do blog Pediatra Julie Anne Colnago 
Fundadora da Clínica de Especialidades Pediátricas Julie Anne Colnago 
Rua dos Três Irmãos, 201 conj 25 - Morumbi - São Paulo - SP 
Tel +55 11 2364-6153 
Email: drajulie_anne@yahoo.com.br 
Blog: pediatrajulieannecolnago.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss