Destaques

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Consulta Odontopediatra - Sophia 3 anos


Todo ano eu levo a Sophia no Odontopediatra para avaliar os dentinhos dela. Acho super importante, porque os dentinhos de leite servem como guia para os dentes permanentes.

Segundo a Odontopediatra, os dentes de leite, apesar de não serem permanentes, podem apresentar complicações. No caso da cárie, por exemplo, muitos pais pensam que não é preciso fazer tratamento já que o dente vai cair, mas isso é um erro. Quando a cárie não é tratada, a bactéria pode entrar pelo canal do dente e promover uma infecção no dente permanente, que está logo abaixo. Com isso, o permanente pode nascer já com alguma imperfeição, como má formação, falta de uma ponta ou manchas.

Escovação
Existe uma divergência quanto ao uso da pasta com flúor e sem flúor. 
Quando Sophia fez 1aninho, levei ela a uma outra Odontopediatra, que avaliou os dentinhos dela e me orientou a usar pasta com flúor, mas em pequena quantidade. Segundo ela, a Academia Americana de Pediatria liberou o uso da pasta com flúor para bebes que já tenham o primeiro dentinho (vejam o post completo: Aprovado uso do Flúor em bebes). Mas eu usava apenas 1 vez ao dia.
Essa Odontopediatra que estamos indo agora, é totalmente contra! Na opinião dela, uso do flúor deve ser somente quando a criança souber cuspir a pasta e não engolir, para não correr o risco de desenvolver fluorose dental. Confesso que isso me deixou muito preocupada!! Mas já guardei as pastas com flúor e só estou usando as sem flúor na Sophia. Inclusive na escolinha, ela leva a pasta sem, porque não sei a quantidade que eles colocam na escovinha de dente.

É interessante que você converse com o seu Odontopediatra, pra ele te orientar melhor sobre como proceder com o uso das pastas.

A Escolha da Odontopediatra
Acho muito importante pesquisar bem!!
O profissional precisa ter sensibilidade com as crianças, porque muitas não curtem ir ao médico e muito menos ao dentista.
Ela nos recebeu sem o jaleco e foi conversando com a Sophia e perguntando se poderia colocar, e assim ela foi colocando a touca, o jaleco.. tudo com muito jeitinho.
Ela mostrou de forma lúdica a importância de escovar os dentinhos, e deixou a Sophia super a vontade, o que facilitou o atendimento.
Vale a pena pesquisar e buscar um profissional que você se identifica e que seu filho goste.
Eu gostei muito, e recebi um Parabéns pelos dentinhos da Sophia. 

E vocês, já levaram os filhotes ao dentista? Como foi a experiência?

Beijos e até mais.

Vejam mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss