Destaques

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Adaptação Escolar: Um pouco da nossa experiência


Olá,
Hoje vou contar pra vocês, como foi a adaptação da Sophia na escola, antes quero contar pra vocês porque decidimos coloca-la somente agora na escolinha.
Bom.. Como eu não estava trabalhando, não sentia a necessidade de coloca-la na escolinha tão cedo.. várias vezes pensei em colocar, mas era mais um pensamento, movido muitas vezes pelo cansaço.

Não tenho ajuda, e nunca tive! cuido da minha filha, da casa, comida, passo roupa.. faço tudo sozinha, o que me deixava Mega exausta.
Mas tinha alguns pontos que eu considerava importante antes de coloca-la na escolinha:
  • Falar bem e me contar as coisas
  • Comer sozinha
  • Sair das fraldas e já saber pedir para ir ao banheiro. 
E agora com 3 anos ela já conseguia fazer tudo isso tranquilamente! Mas são alguns pontos que eram importantes pra mim. Não que sejam impeditivo para as crianças irem a escola, mas era uma questão minha mesmo.
Eu sempre descia com ela no parquinho do condomínio, pra ela tomar um solzinho, brincar e ver crianças. E em casa, eu procurava sempre brincar com ela, mas confesso que tinha dias que não conseguia dar toda a atenção que ela precisava, porque tinha que fazer comida, limpar a casa e tantas outras coisas, porque tinha que me dividir, e quando você quer abraçar o mundo, alguma coisa vai escapar pelos braços.. 
Criança precisa brincar com outras crianças, eles precisam de estímulos certos.. precisam gastar energia, aprender coisas novas.. 
Por esse motivo eu já sentia que era o momento.

As primeiras semanas foi assim:
Os primeiros dias, ela adorou ir a escola! estava super animada, porque ela me pedia muito pra ir.. mas teve alguns dias dela não querer ir, chorava e fazia o maior escandalo! mas nessas horas precisei ser bem firme com ela. Porque se a gente cede ás birras, e faz as vontades, SEMPRE irão fazer essa chantagem emocional pra conseguirem o que querem.
Na primeira semana, participei da adaptação na escola, mas foi bem tranquilo, foi só um dia e outro que ela fez as birras, mas depois foi acostumando e agora vai numa boa!

Tudo leva um tempo para se acostumar! Mas é muito importante passarmos segurança pra eles! conversar, mostrar empatia.. tudo é novidade, mas logo se acostumam.
Acho que eu fiquei mais ansiosa que ela, ficava muito preocupada, pensando como seria, como ela iria se defender, mas eu fui vendo que ela estava gostando, chegava feliz, pedia pra ir á escola, e isso foi me deixando em paz.
A escola que a Sophia está, vai de acordo com meus princípios, me identifiquei muito com a metodologia, e é o conjunto, a soma de tudo que faz com que eu esteja bem tranquila e feliz com a escolha.

Beijos,
Natália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss