Destaques

sexta-feira, 28 de abril de 2017

A importância de levar a criança ao oftalmologista


Olá pessoal,
Hoje quero falar com vocês da importância de levar as crianças no Oftalmologista.
É importante levar a criança com 1 ano de idade, aos 3 anos e, a seguir, antes de ingressar na escola e depois de iniciar a vida escolar, e podem ser feitos de dois em dois anos, caso não haja indicação de frequência maior. 
Sophia já tem 3 anos e como já está na escolinha, o pediatra indicou que levasse ela para avaliar.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão e que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados se o tratamento tivesse sido feito a tempo. Por isso, é fundamental levar seu filho ao oftalmo. 

Como são feitos os exames?
Os exames realizados quando a criança ainda não sabe explicar verbalmente o que sente ou vê, é baseado nos exames físicos objetivos, sendo usada a oftalmoscopia (exame com o oftalmoscópio), para avaliar se os meios oculares estão transparentes e esquiascopia, que verifica se os olhos apresentam graus que necessitam de óculos e que possam prejudicar a visão.

A partir dos 3 anos de idade a criança já passa a conseguir dar algumas informações, e no exame do pré escolar já é possível obter as informações necessárias para medir a acuidade visual e avaliar se é necessário realizar a correção óptica (indicar óculos). Desde o primeiro exame, podemos diagnosticar se os meios transparentes estão normais (se não há catarata, por exemplo) e verificar se a criança tem miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo, que geralmente necessitam de uso de óculos.

Quando precisa pingar o colírio?
Arde um pouco, é verdade, mas em todos os exames na criança, há necessidade de instilar o colírio dilatador da pupila. Ele é usado para verificar se os meios transparentes estão normais e, também, para medir os graus de miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo dos olhos, de maneira exata.
Espero ter ajudado, com a Sophia foi bem tranquilo e graças a Deus está tudo bem com os olhinhos dela.

Beijos, Natália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss