Destaques

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Amigo Imaginário


Quem já teve amigo imaginário na infância?
Eu tive! rsrs.. mas ele era real pra mim, eu lembro que brincava com ele, conversava.. mas isso com o tempo deixou de existir.. rsrs
A Sophia está em uma fase de brincar com a imaginação, com o "faz de Conta", e vejo o quanto ela é criativa! Não sei se ela terá um amigo imaginário, mas eu sei o quanto é normal e saudável para o desenvolvimento da criança.

Se seu filho tem um amigo imaginário significa que ele é uma criança muito criativa. Aliás, crianças muito inteligentes tendem a ter amigos imaginários. O fenômeno também é mais comum com primeiros filhos, que têm menos companhia.
Eles estão presentes entre os 3 e os 7 anos da maioria das crianças - afirma a psicóloga Marjorie Taylor, que estuda o assunto na Universidade do Oregon, nos Estados Unidos.
Assim como os adultos falam sozinhos como forma de treinar para alguma situação, conversar com um amigo imaginário também funciona como treino para as crianças.

Quando esse tipo de coisa acontecer, resista à tentação de dizer: "isso é só na sua imaginação!". 
O ideal é que não negue a existência do amigo imaginário, mas também não fique fingindo enxergar o amigo ou conversando com ele. 
Esse tipo de comportamento vai embora sozinho com o tempo, como aconteceu comigo! Fique tranquila e deixe seu filho aproveitar a companhia do "amigo". É uma fase comum da infância que logo vai acabar. 
Não cabe aos pais a tarefa de determinar quando é hora da criança esquecer o amigo imaginário. 
Observar a interação da criança com o amigo imaginário pode dar aos pais boas pistas sobre os sentimentos do filho. Se o amiguinho invisível está com medo de monstros, por exemplo, pode ser que esse medo seja da própria criança.

Muitas vezes eles se sentem sozinhos, por isso é essencial que você incentive a criança a brincar com outras crianças, seja indo ao parque, convidando amigos da escola para sua casa, etc.

Beijos, Natália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss