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quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Brincando com a imaginação


Qual a importância do brincar sem brinquedo no desenvolvimento da criança?
O brincar é a linguagem da criança, é uma atividade natural, essencial e espontânea. Através da brincadeira ela comunica e conhece seus interesses, estabelece relações com objetos e com pessoas e interage com o mundo desconhecido por ela. É brincando que ela tem a possibilidade de desenvolver e pôr em pratica sua sensibilidade, imaginação, duvidas e anseios, pensamentos, imaginação, sua inteligência e integração social.

Brincar é uma maneira de se desenvolver, de explorar e de descobrir e compreender o mundo em sua volta.

Eu valorizo muito a brincadeira de faz de conta, pois é através dela que a criança pode vivenciar diferentes papéis, podem ser autônomas e criadoras, estabelecendo ligações sobre o que somos, podemos ser e fazer, imaginar e criar.

Quando ela ocupa o papel de mamãe, quando pega uma vassoura para varrer, e ou quando diz alô para um objeto parecido com um celular, por exemplo, ela está reproduzindo, a sua maneira, o que vive à sua volta, Há também as situações em que se transformam em super heróis, vilões, seres encantados, e até grande piratas em busca de tesouros perdidos. Um pedaço de pano pode se transformar em uma capa, uma cauda de sereia, uma toalha de mesa de um grande jantar; um rolinho de papel pode ser um binóculo, uma espada e até um foguete. Com caixotes e cestas, as crianças são capazes de criar ambientes mágicos.

Todas estas experiências a fazem viver e reviver situações que lhe causaram alegria, medos, angustias, tristezas, dando a oportunidade de expressar, compreender e reorganizar estes sentimentos vividos de maneira significativa e lúdica.

Qual fase do desenvolvimento é importante estimular a imaginação?
Pensando em desenvolvimento, é de grande importância estimular a imaginação desde muito pequeno, pois é a época em que o cérebro está repleto de células fresquinhas, realizando muitas conexões e sinapses, momento de grandes aprendizados. Com um ano e meio de idade, já é possível observar manifestações da imaginação das crianças através do brincar.

Como estimular as crianças nos dias de hoje, cheio de informações e tecnologias a brincar com utensílios diferentes?
Acredito que este seja um ponto fundamental do brincar nos tempos atuais, pois os pais cheios de compromissos e afazeres, acabam “ esquecendo e ou deixando de lado” o brincar, escolhendo muitas vezes a facilidade da televisão, do celular e do ipad, que fatalmente, mantem a criança atenta, parada e sem interação social, por um longo período. Por isso, meu papel como educadora, é também ajudar aos pais a criarem situações de brincadeira junto a seus filhos, deixando de lado todas as preocupações e tarefas e se dedicando, um pouquinho apenas ao brincar, no aqui e agora, estando PRESENTES!

Dicas de brincadeiras ou utensílios que podemos oferecer.
  • Sucatas de todos os tipos, formas e tamanhos, – podem ser usadas tanto para construções de objetos, bonecos, por exemplo, também podem ampliar uma brincadeira de restaurante, de comidinha, de casinha, e até de bruxaria!
  • Panos podem virar capas, vestidos, toalhas de mesa, lençol, rios, mares, há uma infinidade de opções
  • Caixas e caixotes podem se transformar em trens, navios piratas, armários, camas, berços e até em um ônibus espacial
  • Pedrinhas, conchas, galhos, folhas, flores e areia são materiais riquíssimos e de grande interesse pelas crianças. Podem se criar cidades, muralhas, bolos, camas de fadas, mares profundos e até jogos de amarelinha.
  • Colheres de pau, conchas, escumadeiras, panelas, entre outros utensílios, ajudam muito a criar uma brincadeira de casinha, de feitiço e até podem virar instrumentos musicais
  • Cabanas podem ser feitas com cadeira, mesa, bambolê, amarradas numa arvore, basta usar a imaginação!

  • Potes de shampoo, condicionador e creme, por exemplo podem virar um cabelereiro
  • Seringas, máscaras, luvas, frascos de remédios vazios e caixas de remédio podem incentivar uma boa brincadeira de médico
  • Teclados de computadores velhos, celulares quebrados, instrumentos musicais, potes, potinhos, jornal, argila, papéis e muito desenho, também são boas opções para divertir a garotada
  • Brincar com água, dar banho nas bonecas, nos bichos e nas folhas, brincar num parque, subir em árvores, ler histórias…ah como é bom brincar!
Suely Bloch é psicóloga , pedagoga, educadora brincante, com grande experiência em escolas bilíngues, tradicionais e construtivistas, e acredita com todas as suas forças, que a escola pode e deve ser um lugar para CRIANÇA BRINCAR.
Fonte: sobrecrianca.com.br

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