Destaques

terça-feira, 3 de maio de 2016

Vitamina A


Nosso corpo é como um livro em funcionamento que necessita de letras para funcionar, se comunicar, interagir, pensando como um livro em branco ou em um carro que precisa de energia e combustível, começo a escrever esse texto. Falarei de todos os componentes que se referem ao Exame Genético que estou trabalhando, para que essas referências não sejam somente vistas em uma consulta, mas pela vida, uma vida que deve ser melhor aproveitada em termos TOTAIS de saúde.
Perdemos muito tempo hoje buscando informações adversas da nossa composição, nos referenciamos inclusive a tabelas estrangeiras para saber quais as quantidades exatas que precisamos de Micro e Macronutrientes. MAS qual será a sua necessidade diária???

Começando pela VITAMINA A;
  • A má absorção de gorduras, geralmente resulta em prejuízo na absorção de vitaminas A,D,E e K.
  • Podem ocorrer diminuição da biodisponibilidade de carotenoides e pró vitaminas e assim ocorre a interferência na absorção, armazenamento e transporte de vitamina A, como em casos de doença celíaca, fibrose cística, insuficiência pancreática.
  • A falta de vitamina A, prejudica na capacidade de perceber pequenas quantidades de luzes, enfraquece o sistema imunológico, enfraquece ossos, levando a osteoporose e lesões.
  • A vitamina A beneficia o sistema nervoso, os males da insônia, fadiga, depressão, são faltas dessa vitamina, a falta dela pode gerar também o desenvolvimento de um quadro de anemia.
  • Sua diminuição afeta a síntese de esperma, de modo que a infertilidade masculina pode ser provocada por falta dessa vitamina.
Onde são encontradas?
Temos dois tipos de vitamina A – as retinoicas que provém de (fígado, gema de ovo orgânica, laticínios) e as carotênicas (fontes de vegetais,batata doce,cenoura,espinafre,couve,brócolis,e de um modo geral as verdes escuras e algas como spirulina).

Os benefícios de bem dosada e para organismo ela tem uma dosagem apropriada, temos claros:
  • Uma saúde ocular – Melhora a Visão
  • Efeito Antioxidante – Protege o corpo de radicais livres, reduz células de desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, excelente forma de alimento para manter a saúde ao longo do envelhecimento.
  • Prevenção de Doenças Cardiovasculares
  • Maior Imunidade – Doenças Crônicas, Infecções, Viroses, são evitados,
  • Saúde óssea – Ajuda no metabolismo ósseo
  • Saúde Nervosa – Crianças com bons níveis de vitamina A, possuem um desenvolvmento cognitivo mais rápido e sólido e para idosos uma proteção contra doenças degenerativas, tais como Alzheimer e mal de Parkinson
  • Combate ao Envelhecimento, e seus sinais negativos, no que diz respeito á pele, atua na produção de colágeno,e se consumir em níveis adequados ele tonifica a pele e beneficia os olhos e a mucosas e protege a pele.
  • Síntese da Hemoglobina – Funções do metabolismo celular , são regulados pela síntese de vitamina A, e fornece a produção para os ossos e células.
  • Saúde Masculina – se há sinais de boas dosagens de vitamina A, a testosterona age bem e estabelece a saúde masculina.
  • Ganho de Massa Muscular a relação direta da vitamina A e ganho de massa muscular se dá através das funções dessa vitamina no metabolismo ósseo, uma vez que entre suas funções e a manutenção de densidade óssea tem que estar no consumo diário, fornecendo assim vantagens claras para quem procura ganhar massa muscular durante os treinos, principalmente treinos de resistência e diminui também riscos de fratura.
Esses são os ganhos, vantagens do início do Alfabeto Nutricional, essas informações estão diversamente publicadas em sites, livros que vou condensar aqui, a lembrança dessas informações preciosas, tem que ser fartamente repetidas quando tratamos com a SAÚDE PREVENTIVA, outros profissionais gabaritados, incontavelmente já fizeram, mas remasterizadas fazem um grande diferença.

Próximo texto Vitamina B.

Vem que tem mais, a intenção de tudo isso é lembrar dessas referências importantes para o corpo e seu funcionamento, infelizmente FLV (Frutas legumes e verduras não tem tabelas nutricionais) e a intenção em deixar isso mais palatável, revogar a importância em saber sobre quais as necessidades reais e preventivamente todos saberem como LIDAR com informações nutricionais, nos faz sermos mais conscientes da forma que gastaremos nossas Energias em nos alimentarmos esse Livro, esse carro que se chama “CORPO FÍSICO”.

Alice Ramos de Oliveira
Nutricionista
(CRN- 3 46202 )
Aro Nutricional – Nutrição Evolutiva – Saúde Preventiva.
www.aronutricional.wix.com/evolutiva
Email: aro.nutricional@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss