Destaques

terça-feira, 12 de abril de 2016

Criança precisa Brincar - Desenvolvimento


Olá pessoal,
Hoje quero falar um pouco sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento da criança.
Para que o desenvolvimento das crianças ocorra de forma natural e saudável: é absolutamente necessário que elas se entreguem, em grande parte de seu tempo ativo, às brincadeiras próprias de sua idade, individual ou coletivamente. As brincadeiras coletivas proporcionam o relacionamento interpessoal, de extrema importância para a formação do caráter social deles.
A livre expressão da alegria, própria das atividades lúdicas, é fundamental para a saudável formação da personalidade.
Desta forma, podemos compreender a importância de brincadeiras adequadas para cada faixa etária.

  • Até os seis meses de idade, os brinquedos devem ser relacionados ao tato, ao sentir os objetos em suas formas e texturas. Além do contato físico com as mãos, o contato visual, o gustativo, o olfativo, o auditivo, são de suma importância. 
  • Dos 6 ao 12 meses, é preciso oferecer às crianças brinquedos com certas características: cores vivas, formas interessantes, sons refinados, aromas adequados. 
  • Após os 12 meses, o que ganha importância são os carrinhos, os bonecos que se movem e também a música – seqüência de sons harmônicos e melodiosos. 
  • Com 24 meses, vêm todos os objetos e ações que adestram a imaginação e despertam o senso de criatividade.
Eu procuro todos os dias descer no parquinho com a Sophia, para ela brincar, ver outras crianças, se socializar, correr, se desenvolver. Me organizo com as coisas da casa, para ter esse tempinho com ela, pois sei o quanto isso é bom pro desenvolvimento dela.

Beijão e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss