Destaques

quarta-feira, 30 de março de 2016

Incentivando a criança ter coragem de enfrentar seus medos


Uma habilidade que a criança precisa desenvolver, é a coragem de enfrentar o medo! Claro que não é tão simples, mas precisamos ajudá-los, transmitindo segurança e amor.

Li alguns livros sobre o assunto, pois ler sempre ajuda! Para entender um pouco sobre o medo e assim poder ajudar minha filha a ter coragem de enfrentá-los. 
Até porque, medo todos temos de alguma coisa, e sabemos que não é fácil! E ter essa coragem de enfrentar, é a melhor solução, mesmo que seja difícil pra gente no início. Muitas vezes o conhecimento e a segurança pode nos ajudar a dar esse passo!

Ter medo de algo que não conhecemos ou não conseguimos entender é natural, e até esperado. 
Toda criança já teve medo do escuro ou do bicho papão. 
Para ajudar nossos filho a encararem esses e muitos outros medos que vão surgir não somente na infância, mas na adolescência e na vida adulta (como no vestibular, o medo de aprender a dirigir e até em uma entrevista de emprego), dê espaço para que ele expresse e entenda o que está sentindo. 
Uma boa dica é usar livros e filmes que falem sobre esses medos. O primeiro dia na escola pode parecer assustador, mas depois que ele enfrentar as primeiras horas e se acostumar com os amiguinhos e a escola, vai perceber que está tudo bem, e que ele nem precisava ter ficado com tanto medo.

"A coragem é essencial para que possamos aceitar desafios, ir atrás dos nossos objetivos, aprender coisas novas e defender os nossos valores”, afirma Steven Brion-Meisels, educador que há mais de 35 anos trabalha com o tema e é professor em Harvard, e da Universidade de Los Andes.

Vejam mais post sobre o medo na infância:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss