Destaques

domingo, 3 de janeiro de 2016

Como estabelecer metas e alcançar os objetivos


Já fizeram suas metas para 2016?
Eu já fiz a minha, e essas dicas me ajudaram muita a defini-las. 
Todo ano que se inicia, é um novo recomeço.. a gente se sente feliz, e motivados a recomeçar, a fazer algo diferente, a inovar, a mudar.. isso é legal, trás uma energia boa e mais esperança! E nada melhor do que pegar papel e caneta, sentar, refletir e fazer uma lista com todas as metas para alcançar nossos objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Essas dicas me ajudaram e espero que ajude vocês também. São dicas preciosas de dois especialistas, o Ernesto Haberkorn, sócio-fundador da TOTVS, diretor-executivo da TI Educacional e o sócio da Kaminarh Consulting, Fernando Camilo. Eles listaram 7 dicas de como fazer as metas de uma forma eficiente.

1 Reveja a lista do ano passado
Faça uma revisão das metas do ano passado, e confira se alguma não foi cumprida, e analise se ela deve permanecer nas metas desse ano ou não.
Só vale colocar se ainda faz sentido pra você ir atrás daquele objetivo. caso contrário, risque.

2 Descubra quais serão os desafios profissionais
Estabelecer metas profissionais, é super importante para seu crescimento. 
Os dois especialistas recomendam que sejam estabelecidas cinco metas profissionais, além das pessoais. Devem ser poucas, bem focadas. No máximo, sete objetivos.

3 Escolha metas desejáveis e atingíveis
A meta tem que ser realista e desejável. Ou seja, é preciso querer atingir o objetivo, não adianta escolher uma meta se não há a real motivação para atingi-la.
E ela precisa ser realista, isto é, possível. Além disso, o objetivo deve ser possível de ser atingido até o final do ano.

4 Escreva e priorize
Meta tem que ser escrita. O melhor é escrever as metas no papel, porque a gente perde tanta coisa nesses meios eletrônicos.
Com papel na mão e as metas na cabeça, é hora de priorizar. O que é preciso fazer primeiro? A pessoa deve estabelecer, qual a meta zero, qual a meta número 1, qual a número 2.

5 Defina quais são as tarefas necessárias para atingir cada uma delas
A meta gera tarefas. Por exemplo: se a meta é adquirir fluência em inglês, a tarefa é estudar, seja sozinho ou com o apoio de uma escola ou professor particular. Por isso é importante saber o que você deve fazer na prática para alcançar o objetivo. 

6 Crie indicadores para acompanhar o seu desempenho
Camilo diz que é importante criar maneiras de checar se as metas foram cumpridas ou não. Um profissional que tenha estabelecido como meta a capacidade de conversar em inglês deve ter um indicadores que mostrem quando ele atingiu a meta. Nesse caso pode ser o teste prático de conversação.

7 Seja flexível, mude a lista quando necessário
Deve haver flexibilidade, o profissional deve ser capaz de prever o que o espera, mas como toda previsão, isso pode se desviar. Esteja preparado para mudar a prioridade acrescentar ou eliminar metas tendo em vista o cenário que se apresenta.

Espero que tenha ajudado e que esse ano que inicia, seja de muito sucesso para todos nós!
Até mais.

Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss