Destaques

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Rotina da Sophia - 1ano 5 meses


Quero falar um pouco sobre a rotina da Sophia. Ela está com 1 ano e 5 meses, e todo esse tempo a rotina foi fundamental e ainda continuo firme e forte com ela.

A rotina deixa o bebe mais seguro, porque eles já sabem o que vai acontecer depois, gerando uma certa tranquilidade a eles.

Eu comecei a introdução da rotina com 2 meses, neste post Como Introduzir a rotina estou contando como introduzi a rotina na Sophia.
Para as mamães também é ótimo, porque nós conseguimos nos planejar melhor, para fazermos outras coisas.

Conforme eles vão crescendo, a rotina tem que ser adaptada, porque eles mudam muito, e a gente tem que acompanhar tudo isso, e fazer de tudo para que eles fiquem o mais confortáveis possivel.

Vejam também a rotina da Sophia com 9 meses (Rotina 9 meses).

Já me perguntaram, se sigo certinho a rotina... Sigo sim! Mas existem as exceções. 
Eu sou bem flexível, porque muitas vezes saímos pra um passeio, para jantar ou vamos visitar alguém.. e não dá pra seguir horários nesses casos.
Mas eu me esforço para manter a rotina, mesmo que esteja em local diferente, mas se não der, faço o que dá, rsrs

A Sophia faz duas sonecas durante o dia. Quando a gente sai, ela geralmente dorme nos horários dela, levo a comidinha, frutinhas, e ela almoça quando acorda da soneca da manhã.. aí ficamos com ela, e se eu não retornar pra casa, antes da soneca da tarde, ela dorme onde estivermos.
O problema é que ela fica muito cansada, e não dorme bem. E dormindo nos horários errado, atrapalha na hora de coloca-la pra dormir á noite. Por esse motivo, evito mudanças na rotina.

Ela acorda por volta das 6:30hs ás 7:30hs. 
Dou mamadeira e uma frutinha.

Soneca da manhã
Acontece por volta das 11:00hs, eu dou um suco pra ela, e ela dorme até o horário do almoço (essa soneca é mais curta)

Almoço
Geralmente as 12:30hs

Brincar
Eu deixo ela brincar bastante, desço no parquinho, pra ela cansar!

Banho e Soneca da Tarde
As 14:00hs começo a preparar o banho. Coloco os brinquedinhos de banho, e ela ficar brincando.
Dou um leitinho, e mais ou menos ás 15:00hs ela dorme.
Essa não deixo se estender muito, senão atrapalha o horário de ir dormir á noite.

Jantar
Ela acorda as 17:00hs ou 17:30hs da soneca.. e dou uma fruta.
As 18:30hs ou 19:00hs, dou a janta pra ela, geralmente eu espero meu marido chegar para jantarmos todos juntos, mas tem dias que ele chega mais tarde e, se eu esperar, atrapalha a rotina, rsrs.. nesse caso, jantamos eu e ela á mesa, aproveito e janto uma saladinha e quando meu marido chega, jantamos eu e ele, e ela fica brincando com o pratinho.

Brincar
Deixo ela brincar bastante, gastar energia e quando está chegando o horário de ir dormir, vou diminuindo o ritmo dela.

Hora do banho e dormir
Eu dou banho duas vezes ao dia na Sophia, á tarde e á noite, e ela fica bem relaxada com o banho. Ela sai do banho quase dormindo, rsrs
Esse ritual do sono, eu nunca abri mão, porque funciona muito bem por aqui.
Dou leite, ela dá beijinho no papai, e já deita no meu colo pra dormir, ela já sabe que é isso que acontece depois do banho.
Ela dorme ás 21:30hs e vai direto até o outro dia!

Ela sempre dormiu a noite toda?

Sim! Desde os 3 meses. Mas tiveram as exceções, quando ela ficou doentinha, quando os dentes estão nascendo e isso incomoda muito, o pico de crescimento.. todos esses fatores, atrapalham o sono do bebe.
Mas o importante, é manter-se firme e tentar manter a rotina. 
Não significa que você vai conseguir manter certinho, porque a rotina fica toda bagunçada, eles não dormem á noite, e durante o dia, dormem no horário errado, não comem direito.. 
Mas é temporário, eles precisam de cuidados e atenção e só o fato de sair da rotina, já deixa eles mais inseguros.
Então o carinho, colo, amor e os cuidados.. vai ajuda-los a se recuperar rapidinho, e assim, eles voltam para rotina quando estiverem bem!

O Pico de crescimento afeta muito o sono e a fome do bebe (quem quiser saber mais vejam nesse post que fiz sobre Pico Crescimento ). A Sophia passou por isso várias vezes, inclusive quando fez 1 ano!
Ela dormia no horário, mas acordava várias vezes na madrugada, e não queria voltar a dormir, eu passei uma fase zumbi, rsrs.
Por isso temos que observar, porque nem sempre pode ser dente, ou dor.. pode ser do desenvolvimento mesmo.

Eu já adaptei a rotina da Sophia, várias vezes durante esse 1ano e 5 meses, mas sempre pensando na rotina da minha família, naquilo que vai ser bom pra todos, e que deixe ela confortável e segura.

Se tiverem alguma dúvida, fiquem a vontade para perguntas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss