Destaques

sábado, 12 de julho de 2014

Como lidar com as cólicas

Quero compartilhar com vocês essa minha experiência e algumas dicas que funcionaram pra mim, pois toda mãe tem um pouquinho pra ensinar, né.. 

Acho que o que mais nos preocupa e nos angustia nos primeiros 3 meses, são as temidas cólicas. 
Elas são normais, pois é o intestino amadurecendo e por isso causa dores nos pequenos. É de partir o coração de qualquer mãe escutar o chorinho deles!

A Sophia quase não teve, mas as poucas vezes que teve, foi de partir meu coração! 
Eu precisei entrar com leite artificial, pois ela não estava ganhando peso, e como experimentei várias marcas, pois algumas prendiam o intestino dela, acredito que colaborou muito pra ela ter cólicas.. afinal, o organismo dela precisava se adaptar..
Eu dava primeiro o peito pra ela e quando ela terminava, complementava com o leite artificial.

Diante dessa situação, recebi algumas dicas de como fazer para melhorar as dores e passar por essa fase de forma mais tranquila e agora divido-as com vocês:

Como aliviar as cólicas dos bebês

Fazer compressa de fralda quente: é bem fácil de se fazer a compressa. Passe com ferro quente uma fralda de pano e coloque sobre a barriga do bebê. Só verifique se não está muito quente para não ter risco de queimá-lo. Coloque, preferencialmente, por cima da roupa.
Isso eu fiz muuuuito e aliviava bastante!

Massagem na barriga: você pode massagear suavemente a barriga do bebê com movimentos circulares e também mexer nas perninhas, para frente, para traz e também para os lados, delicadamente, ajudando a eliminar os gases.
Essa dica foi o pediatra dela quem me passou e me ensinou como fazer, também vale a pena fazer!

Dê um banho quentinho: o banho quente (temperatura da água 37°C) ajuda a relaxar e a eliminar os gases, então quando o bebê estiver chorando demais, é uma ótima opção!!
No início eu usava muito isso, porque até pra dormir, quando a Sophia estava agitada, eu dava um banho quentinho e o leitinho, ela ficava calminha e dormia.. 
Inclusive comprei aquele Ofuro para dar banho em bebe, e funciona mesmo, eu super indico, ela adorava e ficava mais calminha, pois na banheira comum ela sentia muito medo..

Amamente: nada acalma mais um bebê do que o aconchego do peito. Às vezes ele nem está com fome, mas só de estar ali sentindo o cheiro da mãe e sugando o peito, já ajuda bastante.
A Sophia mamava o peito e a mamadeira, pois precisei entrar com fórmula, mas nada como amamentar, a melhor coisa do mundo!

Dê colo: não deixe o bebê chorar sozinho, fique com ele no colo, pois isso o acalma demais. Geralmente, nessas horas só o colo da mãe que adianta.

Procure posições que aliviem as dores: no colo você pode procurar posições que ajudem a diminuir as cólicas. As duas mais eficazes são com o bebê virado para você, barriga com barriga, pois o calor do seu corpo ajuda a diminuir as dores. Mas ela não gostava muito..
E de bruços no seu braço. Essa posição costuma ser a melhor e eles param de chorar rapidamente, pois quando fazíamos, ela ficava quietinha olhando tudo.

E o importante!!

Observe sua alimentação: muitas vezes o que comemos pode influenciar nas cólicas, então, quando o bebê apresentar cólicas, observe o que você comeu e perceba qual alimento pode ter causado as dores. Cada bebê é de um jeito, mas alguns alimentos, como café e chocolate, são mais propensos a dar cólicas nos pequenos. 
Açucares, massas, refrigerantes.. eu evitei tudo isso, e foi até bom, que me ajudou a voltar logo ao meu peso..
Eu procurei me alimentar de coisas mais saudáveis.

Eu não usei nenhum medicamento, ou chá.. nada, o leite materno possui tudo que eles precisam, e com essas dicas já vai aliviar bastante..

Mantenha a calma: essa é a parte mais difícil, pois é difícil ter paciência vendo nossos filhos com dor, porém, se ficamos nervosas, acabamos deixando-os mais irritados também. As cólicas tendem a passar com 3 meses e logo acaba o sofrimento.

Espero ter ajudado!!!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss