Destaques

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Como colocar uma rotina no Bebe

                        

Já foi comprovado que os bebes adoram rotina, eles se sentem mais seguros.. e isso é verdade, aqui em casa funciona bem..
Mas como colocar rotina em um bebe tão pequeninho?

Eu vou contar aqui minha experiência, como eu fui colocando uma rotina na Sophia, mas cada criança tem um jeitinho, cada mãe tem sua maneira de fazer.. pra mim, não existe jeito certo ou errado, cada mãe tem o seu, mas eu acho muito legal a gente compartilhar, porque pode servir para outras mamães, né?

Aqui em casa funcionou e esta funcionando.. vou contar um pouquinho pra vocês como eu fiz, ok

Os bebes recém nascidos, não conseguem entender e não tem uma rotina.. a Sophia mamava de 1 em 1 hora praticamente, e eu vivia morta de tão cansada.. rsrs
Gente, vou ser sincera, eu até chorava na madrugada, porque além de ser tudo novo, eu não conseguia dormir, nem comer direito, os meus seios sangravam, e eu gritava, de tanta dor a cada mamada, rsrs... eu sentia muita dor nas minhas costas, era uma dor insuportável, e eu fiz cesária e me sentia muito desconfortável e dolorida também.. o primeiro mês é muito intenso pra nós, né? é um momento de adaptação tanto pra mãe como para o bebe, então criar uma rotina nesse momento, fica meio difícil.. 

Mas quando foi chegando no segundo mês, o pediatra me orientou a fazer uma rotina pra ela.. acho que ele percebeu nas minhas olheiras e minha cara de cansada, que eu precisava descansar e colocar ordem na casa.. kkkk
Mas eu saí de lá pensando: esse cara pensa que é fácil!!! como vou colocar rotina em um bebe?

E não foi fácil, não adianta eu fantasiar e dizer que foi tudo lindo.. que não foi! tenho que ser sincera!

Quando ela estava pra fazer dois meses, eu comecei a trabalhar nisso.. durante o dia eu deixava tudo claro, TV ligada.. quando ela acordava, eu já deixava tudo clarinho, conversava bastante com ela, cantava pra ela, e seguia aquela rotina básica de dar mamar, trocar fralda, fazer dormir, dar banho... Eu procurava deixar ela bem cansadinha.. não deixava ela dormir muito durante o dia..
O banho eu dava á noite, deixava o aquecedor no quarto pra ficar quentinho e fechava tudo pra não ter corrente de vento.. porque o banho acalma e dava muito soninho nela..
quando chegava perto do horário dela dormir, eu já começava a apagar algumas luzes, e deixava o volume da TV mais baixo...e  já ia preparando o banho dela bem quentinho.. 
Eu colocava ela pra dormir ás 22hs, dava o peito e a mamadeira, (porque eu precisei complementar com fórmula), fazia ela arrotar, e ia pro quartinho dela, somente com o abajur ligado e cantava pra ela dormir, e ficava assim até ela dormir.. todo dia fazia isso e no mesmo horário..

No início ela acordava na madrugada pra mamar, e como ela tomava mamadeira, e gostava mais da mamadeira, rsrs... na madrugada eu só dava peito! rsrsrs

Eu fazia da seguinte forma na madrugada: levantava e só acendia o abajur, que é bem fraquinho.. não trocava nem a fralda, pra ela não despertar, só se fizesse coco.. e nem falava com ela, que era pra ela entender que era chato a madrugada, tudo escuro, silencio.. kkkk..... porque teve madrugada que ela queria ficar acordada.. pode isso? eu morrendo de sono, quase dormindo em pé.. sim, várias vezes me peguei dormindo em pé.. kkkkk e acordava quase com a cara na parede kkkk quem nunca???

Então eu dava o peito, colocava ela pra arrotar (o duro era quando aparecia o querido soluço.. rsrsrs... eu toda feliz, que ela dormiu, e o soluço pra tirar essa felicidade.. kkkk)

As vezes eu colocava no berço e ela dormia, outras vezes ela queria ficar acordada, então eu colocava ela pra arrotar e já colocava no berço.. e eu ia dormir (na verdade, só saía de cena, porque eu não conseguia dormir..kkkkk mas deixava ela lá.. só ia lá se não tivesse jeito mesmo.. aí ela cansava e pegava no sono..
Como eu tenho babá eletrônica e câmera no quarto dela, eu ficava de olho, se fosse só um chorinho, nem levantava.. mas várias vezes eu tive que levantar.. e foram várias noites nessa tentativa..
Dava dor no coração, mas eu precisava ser firme.. as vezes eu via os olhinhos abertos, mas deixava ela lá até dormir.. 
O bebe precisa se acostumar a dormir sozinho, ele vai acordar pra mamar, então levante, dê o mamar, coloca o bebe pra arrotar, e coloca no berço.. deixa chorar um pouco, é normal.. ele vai se acostumar.. 
Aí ela foi se acostumando, e cada dia acordando menos na madrugada.. com 3 meses, ela só acordava as 4hs da manhã e depois ás 6hs, mas aí eu já acordava, porque logo o dia ficava claro, e ja abria todas as janelas.. rs

Com 4 meses, ela já começou a dormir a noite toda!!!!

Como o pediatra dela disse, da meia noite as 6hs da manhã, não é hora de comer, e sim de dormir, e papai e mamãe também precisa descansar.. até porque eu amamentava..

Gente, eles são mais espertos do que a gente imagina, e muitas vezes quem acostuma mal, é nós mesmo..

Então vale a pena, se desgastar no começo, mas logo eles se acostumam com a rotina e tudo fica mais fácil para ambas as partes.. E como foi pra você?

2 comentários:

  1. Ola Natália, sou mãe de primeira viagem, sou contadora e tenho uma BB de 4 meses.
    Bom eu volto a trabalhar no próximo mês e preciso de uma rotina, poia minha bebe ainda ao mama no peito e não dorme a noite inteira sentindo a falta do peito, o que faco.
    Sera que vc pode me indicar uma rotina pra colocar em pratica antes de voltar a trabalhar e pois a medica com certeza vai passar um suplemente para ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana, tudo bem?
      Provavelmente, seu pediatra vai pedir para complementar com LA.. a orientação do meu pediatra, é que eu tirasse as mamadas na madrugada, pois da meia noite ás 6:00hs é hora de dormir.. mas na prática, não é tão fácil assim.. levei um tempinho, mas você precisa ser firme.. quando dava o horário dela dormir, eu dava um banho e o leite materno e em seguida o LA. erra arrotava e já colocava ela pra dormir.. apagava as luzes e deixava mais silencio, pra ela entender a diferenca do dia e da noite..
      Quando ela acordava na madrugada, (até o 2 mês) porque o recem nascido não entende rotina.. eu dava somente o leite materno.. porque o LA é gostoso e sustenta mais eles, essa é a verdade.. e se você acostumar com LA na madrugada, vai acordar toda noite, rsrs.
      quando ela acordava, eu pegava ela, amamentava, tudo só com a luz do abajur.. nem falava com ela, pra ela ver que a noite é chato! rsrs
      fui fazendo esse processo e ela foi acordando cada vez menos, e com 3 meses mais ou menos, começou a dormir direto!
      Isso foi o que eu fiz e que funcionou pra mim.. foi orientação do pediatra e deu certinho!
      Tenta fazer essa rotina de sono, pode demorar um pouquinho pra acostumar, mas eles acostumam!
      Torço pra que dê certinho, e depois me conta como esta sendo! Beijos

      Excluir

Olá, deixe aqui seu Comentário!! Beijosss